Blog

Projeto Amanhecer- Hospital Universitário de Santa Catarina

Postado em: Sem categoria | Autor: Débora Quinaud

Projeto Amanhecer: “Saúde, Educação, Pesquisa e Atendimento com Práticas Integrativas -Complementares, Terapias Alternativas e Assistência Psicológica

 Venho hoje falar um pouco sobre o Projeto Amanhecer, desenvolvido no grêmio do Hospital Universitário,  no qual sou terapeuta voluntária e atendo as segundas feiras no período matutino, nas modalidades Chakraterapia, Cristaloterapia e Reiki. Poucos conhecem sobre este trabalho que vem trazendo para o seio da universidade uma versão mais ampla da atenção a saúde, que conta com um corpo de diversos voluntários nas mais diversas modalidades terapêuticas e escolas psicológicas.

DSCN8461

                                                        DSCN8465  DSCN8458

DSCN6045

(imagens de atendimentos realizados por mim)

As Práticas Integrativas e Complementares – denominadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar ou alternativa (MT/MCA) (WHO, 2002) –  envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).

Sob esta perspectiva, o Projeto Amanhecer foi criado em 1996 pela professora Dra. Enfermeira Beatriz Beduschi Capella com escopo de atender, inicialmente, os trabalhadores de enfermagem do Hospital Universitário. A partir do ano de 2004 os atendimentos foram estendidos a todos servidores(e algumas modalidades estendidas à comunidade em geral). Também buscou adaptar o modelo assistencial ao contexto acadêmico buscando desenvolver, além da atenção à saúde, atividades de extensão e pesquisa.

É uma iniciativa muito importante e vanguardista que vem quebrando barreiras dentro do contexto da medicina tradicional, possibilitando desenvolver e proporcionar dentro do campus uma visão/ atendimento de saúde holístico, menos mecanicista, buscando  abarcar cada vez mais toda a complexidade do fenômeno da saúde humana, ao interpolar diversas práticas de saúde aliadas à psicologia e psiquiatria.

Para quem quiser mais informações sobre, acessem:

http://www.hu.ufsc.br/setores/projeto-amanhecer/

Forte abraço e voltem sempre!

Débora _/\_

 

2.344 views | 1 Comentário
Comentários
  • Comentário de Tereza Tavares Da Fonseca — 13/03/2017 — 14:25

    Eu estive o ano passado ai bem ruim de tudo e coluna eu sai outra mulher dai,eu tomei ate o floral eu vou querer continuar ai por um bom período ate eu não sentir mais nada,Agradeço os funcionário que me ajudaram nessa e os voluntários,vou voltar amanhã pra pegar vaga que eu não estou totalmente melhor fui no final do bimestre do ano passado parabéns são umas equipes ótimas:

Deixe um comentário